Será que devo procurar ajuda profissional para ajudar no processo de Luto? | Blog | GRUPO DIVINA LUZ | Planos de Assistência Familiar

Será que devo procurar ajuda profissional para ajudar no processo de Luto?

O tempo esperado para que cada tarefa do luto se realize pode sinalizar se o luto tende a se complicar. A família percebe a fixação de determinados comportamentos de uma pessoa em relação à perda. Pode acontecer depressão, dificuldade de voltar às atividades normais, não encontrar sentido para a vida, ir com frequência ao cemitério, ressentir-se se as outras pessoas da família não se comportarem de maneira semelhante a si mesma ou exigir que a família se reúna no cemitério em datas como Natal, Ano Novo, dia do aniversário do morto entre outros comportamentos.

Não precisa esperar para saber se o luto vai chegar ao estágio de um luto complicado. As pessoas que acompanham e estão próximas ao enlutado conseguem as vezes visualizar como está sendo esta vivencia, pois as vezes quem está passando pelo luto não consegue ver as coisas com clareza.

Se alguma pessoa próxima está apresentando sinais de constante negação após muito tempo de luto, deixando de ir a compromissos, é hora de tentar ajudá-la a procurar terapia.

Independente do nível de intensidade do luto, procurar por alguém com quem conversar é de extrema importância.

As pessoas devem se desprender da ideia de que têm a obrigação de passar por tudo sozinhas. O atendimento especializado funciona melhor ainda quando se está rodeado de pessoas que amamos e que nos ajudam a seguir em frente. Não se trata de deixar a memória do seu ente querido desaparecer, e sim de seguir em frente, guardando os melhores momentos que vocês tiveram juntos.

 

QUER PARTICIPAR DE NOSSA GRUPO GRÁTUITO DE TERAPIA DO LUTO? CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO  
 

Fonte: FRANCO, Maria Helena Pereira. POLIDO, Karina Kunieda. Atendimento psicoterapêutico no luto.  Editora: Zagodoni Coleção: Série Prática Clínica; 9 / Coordenação: Isabel Cristina Gomes. Ano: 2014 / 2ª reimpressão: 2018.

 

Jéssica Sousa

Psicóloga

CRP 09/009126