O luto não é depressão | Blog | GRUPO DIVINA LUZ | Planos de Assistência Familiar

O luto não é depressão

São inúmeras as reações do luto em diversas dimensões (emocionais, físicas, cognitivas, comportamentais, espirituais). Muitas reações podem ser semelhantes à sintomas depressivos, principalmente quando falamos da experiência do luto agudo, incluindo a tristeza, insônia, falta de apetite, perda de peso, o desinteresse pelas questões sociais, apatia, sentimentos de desespero, de desamparo, exaustão física e psicológica.

Quando falamos do luto, torna-se importante ressaltar que as reações vêm como ondas, há uma oscilação, além de estarem relacionadas à experiência da perda - o conteúdo dos pensamentos representa preocupações e memórias voltadas para a pessoa falecida ou o objeto perdido. Na depressão, o humor deprimido tende a ser persistente sem estar relacionado à pensamentos ou preocupações específicas. A dor do Luto pode estar acompanhada por emoções e humor positivos que são pouco caraterísticos da Depressão.

Há diversos critérios para diferenciar e para observar.

O luto pode ser um luto complicado. O luto pode estar associado a um processo de adoecimento, mas o luto não é uma doença. É um processo que precisa ser vivenciado - precisa haver espaço para o trabalho e a elaboração da perda.

O luto pode se transformar em doença quando se torna mais difícil que o habitual: é o que os especialistas chamam de “luto complicado”.

 

 

Jéssica Sousa

Psicóloga

CRP 09/009126