Mudança de Hábito | Blog | GRUPO DIVINA LUZ | Planos de Assistência Familiar

Mudança de Hábito

Nosso tema de hoje são as mudanças de hábito, vamos entender um pouquinho melhor do que se trata o hábito, que nada mais é do que tudo aquilo que você faz por repetição, dentro de uma sequência ou uma rotina. Quando você faz isso, o seu cérebro fica acostumado e condicionado a seguir este padrão de atividade sem muito esforço mental.

Vamos de exemplo prático, se você está acostumado a fazer o mesmo caminho de casa ao trabalho, sua mente fica habituada a percorrer esse caminho. Mas, de repente, você se sente motivado a mudar o caminho, pois acha que talvez pode existir rota mais curta, ou mais prática, inicialmente essa mudança pode ser algo difícil, pois você está condicionado a fazer sempre o mesmo caminho.

Para que aconteçam essas mudanças de hábitos seu cérebro precisa primeiro sair deste estado automático, para ir se habituando a uma nova atividade. As mudanças de hábito tendem tomar como ponto de partida uma melhora. Seja ela de vida, de profissão, emocional ou apenas como um desafio pessoal.

Segundo estudos de uma Universidade Americana, nosso corpo e mente demoram em média sessenta e seis dias, a se habituar a uma mudança de hábito. Mas a parte mais dolorosa dela se dá em um terço deste tempo, ou seja, 21 dias. O que os estudiosos afirmam é que se você se comprometer a permanecer durante este prazo no foco, dificilmente você voltará atrás em sua decisão de mudar.

É preciso aprender a identificar o que você precisa mudar, pode ser ter uma alimentação saudável, ter uma melhor rotina de sono, fazer exercícios, economizar dinheiro para conquistar algo, mudar a sua forma de se comportar com as pessoas, o que nos motiva a mudar e algo muito pessoal e interior.

E vamos de dicas práticas que podem te ajudar nas mudanças de hábitos.

1- Identifique o que você precisa e quer mudar. Tudo começa com um bom planejamento.

2- Quebre o padrão automático, ou seja, ao invés de acabar com um hábito ruim, você precisa substituí-lo por um novo.

3- Defina uma data para iniciar sua nova rotina. Saber gerenciar o próprio tempo é requisito fundamental.

4- Tenha muito claro o porquê você quer mudar o hábito em questão. Com um propósito forte e bem definido, suas chances de voltar atrás ou desistir são menores.

5- Entenda que o processo de mudança requer tempo e persistência. Aprenda a reconhecer pequenos ganhos e lembre-se “um passo de cada vez”. Por exemplo: Ao invés de fazer academia 5 vezes na semana, comece com apenas 3 dias e vá aumentando aos poucos.

6- Permita-se errar. Não há nada de mal nisso. Não espere acertar 100% durante o processo. Você pode escorregar eventualmente, por isso manter o foco no resultado positivo irá te ajudar.

7- Se sentir dificuldade de continuar com o novo hábito, peça ajuda. Fazer terapia, buscar ajuda profissional neste momento é extremamente útil.

 

Considero sempre importante mencionar, que por, mas que as dicas sejam relevantes, cada ser humano é único, e funciona de uma forma especifica. Boa sorte no seu processo de mudança!

 

Jéssica Sousa

Psicóloga

CRP 09/009126

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

- “MUDANÇA DE HÁBITOS. POR ONDE EU COMEÇO? Por Alex Fleming, em 25 de setembro de 2018. Disponível online em: https://designcomcafe.com.br/mudanca-de-habitos/

- Livro “O Poder do Hábito” Charles Duhigg.