Cuidados com nossa saúde mental em época da pandemia do covid-19 | Blog | GRUPO DIVINA LUZ | Planos de Assistência Familiar

Cuidados com nossa saúde mental em época da pandemia do covid-19

Esta fase de isolamento traz desafios tais como, mudanças nas formas de nos relacionarmos, trabalhos home office,  mudança na rotina de vida. Durante esta fase é esperado que frequentemente vamos experimentar um estado de alerta, de estarmos preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento. Podemos vivenciar sentimentos de medo, o medo de adoecer de morrer, de perder as pessoas que amamos, medo das mudanças, das incertezas, sensações de impotência perante os acontecimentos, sentimentos de irritabilidade, angústia, tristeza, desamparo, tédio, solidão e tristeza.

Aprender a lhe dar com nossas emoções nesta fase é essencial para que possamos lhe dar com nossa saúde mental.

Confira sugestões para cuidados com a sua saúde mental:

1-  Aprender a reconhecer, e a acolher os próprios sentimentos vivenciados nessa fase.

2- Adotar ferramentas e estratégias de auto cuidado, fazer coisas que são possíveis e prazerosas a você.

3- Ocupação do tempo, criando rotinas em casa, e se você está em home office organize sua rotina diária, de modo que você trabalhe mas tenho tempo para o auto cuidado.

4- Buscar manter um rede de contatos mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas.

5- Evitar o uso do tabaco, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções.

6- Buscar reduzir o excesso de informações, buscando fontes confiáveis de informação como o site da Organização Mundial da Saúde.

7- Buscar um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional.


 

Jéssica Sousa

Psicóloga

CRP 09-009126

Clique na foto para ampliar