Como lidar com a saudade | Blog | GRUPO DIVINA LUZ | Planos de Assistência Familiar

Como lidar com a saudade

Em uma pesquisa realizada por nossa empresa na porta do cemitério Municipal de Goianésia em novembro de 2019, 53 pessoas responderam um questionário, onde uma das perguntas era referente à dor da perda com o tempo, se ela amenizava ou crescia grande parte dos entrevistados relatavam sobre o sentimento de saudade ser crescente, onde 35 dos entrevistados atribuíram a nota 10 como sendo muita, a dor inicial da perda ela vai diminuindo com o tempo, porém o sentimento de saudade é crescente.

No livro “Oito Histórias de saudades- para ressignificar o luto” á escritora Marcia Torres, fala o processo de superação, que é trata-se de uma adaptação à nova vida e que se deve encontrar “maneiras de transmutar toda aquela energia dolorosa em mais energia amorosa”.

É importante ressaltar que cada pessoa tem uma forma diferente de  lidar com seus próprios sentimentos, devemos respeitar nosso tempo e nossos limites.

Porém existem algumas dicas para ajudar a você a lidar com a saudade, seja a saudade da perda ou a saudade por um distanciamento. Vamos conferir algumas dicas?!

  1. Aceite a saudade- aprender a reconhecer a vivenciar o que está sentindo.
  2. Vivencie o sentimento da saudade- Chore se preciso for, coloque para fora toda a dor que você sente. Depois que sentir que colocou tudo para fora, respire fundo, tome um copo de água. Dar lugar para esses sentimentos mesmo que as vezes negativos ajudam na elaboração.
  3. Agradeça- Muitas vezes a saudade vem através de um adeus de alguém que não tem como voltar para a nossa vida. Nesse momento é importante você agradecer profundamente por todas as experiências e lembranças que aquela pessoa te proporcionou e desejar felicidade a ela, onde quer que ela esteja.
  4. Pratique o desapego- Buscar a compreensão que nossa vida esta repleta de ciclos, e as vezes precisamos encerrar alguns ao decorrer da nossa trajetória de vida. Em alguns casos, a separação com algum amigo, familiar ou cônjuge é inevitável. E a saudade pode vir forte também. Nesses casos, praticar o desapego, apesar de ser uma tarefa difícil, pode ser a melhor escolha para você deixar esse sentimento ir embora. Muitas pessoas passam pelas nossas vidas para nos ajudar em algum momento específico, mas elas acabam não seguindo o mesmo caminho que a gente. E tentar prender uma pessoa assim no nosso dia pode machucar tanto você quanto ela. Praticar o desapego pode ser uma demonstração de amor por você e por ela. Se ela tiver que ficar na sua vida, agradeça e deixe que fique. Se ela tiver que ir, agradeça e deixe que vá.
  5. Faça novos amigos, adquira um hobby- quando o sentimento da saudade surgir, se vivenciarmos ele, vamos dar lugar para um novo, cuidar de você, buscar novos vínculos e vivências positivas vai te ajudar a lidar com esse sentimento de saudade.
  6. Busque ajuda profissional se preciso for- Se você perceber que a saudade está doendo demais e que não está dando conta, procure um psicólogo. Coloque toda a sua raiva, frustração e dor para fora, assim conseguirá superar melhor e seguir com sua vida, tendo a memória da pessoa querida presente em seu coração, mas sem atrapalhar seu fluxo de vida. Vivendo um dia de cada vez, e aceitando a presença desse sentimento, cada dia vai ficando mais fácil do que o dia anterior, e ao construir novas lembranças e passar por novas experiências, a saudade vai virar uma lembrança gostosa de algo que também já te fez feliz no passado. O importante é viver o agora e fazer do passado um aprendizado para o futuro.
 

Jéssica Sousa

Psicóloga CRP- 09/009126

 

- Referências:

- “Dez dicas para lidar e acabar com as saudades de alguém”, On-line no site: https://www.queroevoluir.com.br/saudades-de-alguem/

- Livro: “Oito Histórias de Saudade- para ressignificar o luto”, escritora Márcia Torres, coordenadora da campanha A Vida Não Para, LM Editora.