Como a criança entende a morte | Blog | GRUPO DIVINA LUZ | Planos de Assistência Familiar

Como a criança entende a morte

O conceito de morte é diferente em cada fase do desenvolvimento cognitivo, entenda como a criança percebe a morte:

- Antes dos três anos: não há compreensão do significado da morte e a criança raramente se perturba com a morte, mas pode ficar ansiosa em função da reação dos familiares.

- A partir dos três anos: a criança entende a morte como um processo reversível, sendo algo temporário e não permanente.

- Aos cinco/seis anos: a criança começa a entender a morte, mas a considera um evento não natural e não compreende seu caráter irrevogável, pois a morte está fora de sua própria experiência. Ela passa a associar a causa da morte a termos mágicos (bicho-papão, fantasmas, bruxas).

- Após os sete anos: começa a compreender que a morte é irreversível e passa a questionar a respeito. Também passa a fazer menção às causas concretas da morte (doenças, veneno, acidentes).

- Aos dez anos: entende a morte como fim da experiência da vida e como processo irrevogável. Tem condições de compreender o sentimento de perda.

- Após os onze anos: a criança entende o real sentido da morte e passa a percebê-la como condição natural do ciclo de vida.

(Sugestão: colocar as idades e o como entende, na arte em carrossel.)

Fonte: PAIVA, Lucélia Elisabeth. A Arte de falar de morte com crianças. Editora Ideias & Letras.

 

Jéssica Sousa

Psicóloga

CRP 09/ 009126