As Tarefas Do Luto | Blog | GRUPO DIVINA LUZ | Planos de Assistência Familiar

As Tarefas Do Luto

Tarefas do luto

 

Tarefa I: aceitar a realidade da perda

 

Quando alguém morre, mesmo que a morte seja esperada, sempre existe sensação de que isso não aconteceu. A primeira tarefa do luto é encarar a realidade que a pessoa está morta, que se foi e não voltará mais. Parte da aceitação dessa realidade é passar a acreditar que o reencontro é impossível, pelo menos nesta vida. Os comportamentos estudados, os quais Bowlby e Parkes escreveram extensamente, relacionam-se direto com a execução dessa tarefa. Muitas pessoas que passaram por uma perda se percebem chamando a pessoa perdida e/ou algumas vezes tendem a confundir a identidade de outras pessoas em seu ambiente. Elas podem estar andando pela rua e vislumbrar alguém que lembre a pessoa morta e então ter de se lembrar: “Não, não é o meu amigo, ele está realmente morto”.

Outra forma da pessoa se proteger da realidade é negar o significado da perda. Desse modo, a perda pode ser percebida com menos significância do que realmente tem. É habitual ouvirmos afirmações, tais como: “Ele não era um bom pai”, “Nós não éramos muito próximos” ou “Eu não o perdi”. Algumas pessoas desfazem- -se, logo, de roupas e outros itens pessoais que lembrem o morto. A remoção de todas as lembranças da pessoa morta é considerada o oposto da mumificação e minimiza a perda. É como se a pessoa sobrevivente protegesse a si mesma pela ausência de qualquer artefato que a coloque frente a frente com a realidade da perda. Esse fenômeno não é raro após morte traumática.

Embora a realização dessa primeira tarefa do luto leve um tempo, os rituais tradicionais, tais como o funeral, ajudam muito os enlutados a direcionarem-se para a aceitação. Aqueles que não comparecem ao enterro podem necessitar de formas externas para validar a realidade da morte. A irrealidade é particularmente difícil no caso de morte súbita, sobretudo se o sobrevivente não viu o corpo da pessoa falecida.

 

FONTE: WORDEN, J. Willian. Aconselhamento do Luto e Terapia do Luto. Um Manual para Profissionais de Saúde Mental. 4ª Edição. Editora Roca.
 


Jéssica Sousa

Psicóloga

CRP 09/009126

Clique na foto para ampliar