Existem muitos benefícios sobre a meditação, que geralmente são associados com a calma, tranquilidade, leveza e paz interior. A cada dia os pesquisadores buscam encontrar ainda mais benefícios da prática, trazendo vários efeitos positivos no bem-estar, no corpo e na saúde mental.
Continue lendo esse artigo, e saiba quais são os benefícios da meditação.
Diminui o estresse
O papel da meditação é ajudar o praticante a lidar com o estresse sem fugir da dor e do sofrimento de algumas situações.
O estresse é a resposta às exigências colocadas sobre o corpo e a mente, quanto mais angustiado estiver, mais propenso a ter dores fisiológicas.
Ajuda nas atividades multitarefas em ambientes estressantes
Aplicar multitarefas pode ser um desafio e o efeito da meditação no comportamento multitarefa de trabalhadores em um ambiente com alto nível de estresse pode ser perceptível.
Melhora na função imunológica
Pesquisas confirmaram que houve aumento significativo nos anticorpos em reação à vacina nos participantes que meditavam.
Reduz a probabilidade de ataque cardíacos
Após pesquisas com grupo de pacientes de 59 anos de idade, ao longo de 9 anos, reduz em 47% as chances de ter um ataque cardíaco.
Fazer meditação melhora a qualidade do sono
Pessoas que meditam dormem até 2 horas a mais por noite, e atingem níveis profundos próximos ao considerado saudável.
Meditar reduz a ansiedade
A redução do nível de ansiedade pode chegar a 39% menor, comparado a uma pessoa que não medita.
Aumenta a capacidade de processamento cerebral
Pessoas que praticam a meditação possuem um padrão maior de gyrification cortical. Demonstrando que os meditadores podem processar informação de forma mais rápida, do que as pessoas que não possuem a prática.
Meditação auxilia no controle do peso
Meditar ajuda no controle do peso porque ajuda a produzir DHEA, um esteroide produzido pelas suprarrenais, ajudando no controle do peso do praticante.