FUNERAIS ECO-FRIENDLY - Ecológicos e Sustentáveis | Blog | GRUPO DIVINA LUZ | Planos de Assistência Familiar

FUNERAIS ECO-FRIENDLY - Ecológicos e Sustentáveis

   Nos últimos anos, tem surgido uma crescente demanda por opções mais ecológicas e sustentáveis em diversas áreas da nossa vida, inclusive no setor funerário. Com isso, surgiu o conceito de funerais eco-friendly, que visam minimizar o impacto ambiental causado pelos ritos fúnebres.
   Uma das principais alternativas ecológicas oferecidas pelas funerárias são os sepultamentos em biojardins. Diferentemente dos cemitérios tradicionais, o biojardim é um local onde a natureza é conservada e os sepultamentos são realizados de forma mais natural, sem o uso de cemitérios particulares dedicados exclusivamente ao sepultamento. As árvores são escolhidas pelos familiares e técnicos da funerária e o enterro é feito de forma rasa, sem a necessidade de cemitérios.
   Outra opção é o uso de urnas biodegradáveis, fabricadas a partir de materiais como papelão, folhas e flores, que se dissolvem rapidamente ao entrar em contato com a terra. Essas urnas podem ser personalizadas e decoradas de forma única e criativa, trazendo um pouco mais de personalidade e identidade ao ritual funerário. 
   As funerárias também têm trabalhado para reduzir a emissão de gases nocivos à atmosfera, como o dióxido de carbono. Para isso, têm investido em carros elétricos para transportar os corpos e também em tecnologias mais eficientes para a cremação, como fornos com filtro anti-poluição.
   Essas são apenas algumas das opções disponíveis no mercado, mas é importante lembrar que a escolha da empresa funerária deve ser feita com cuidado e responsabilidade, levando em consideração a qualidade e a reputação da empresa. É necessário também checar se as práticas ecológicas oferecidas estão de acordo com as regulamentações e legislações locais vigentes.
   Além disso, é importante lembrar que, independente da escolha feita, o mais importante é honrar e celebrar de forma única e especial,  a memória dos entes queridos que partiram. Que possamos cada vez mais encontrar soluções conscientes e respeitosas em todos os setores da nossa vida, inclusive nos momentos mais difíceis como o luto e a despedida.